Neurocirurgia Oncológica
Como é a cirurgia para o tratamento do Tumor Cerebral?
A cirurgia para tratamento do tumor cerebral tem vários detalhes e particularidades que vão depender de cada caso especificamente.
Muitos foram os avanços tecnológicos dos últimos anos e que foram introduzidos no tratamento cirúrgico. Além disso, muito se avançou também no tratamento complementar com quimioterapia e radioterapia. Atualmente, muitas pessoas que apresentavam tumores muito agressivos, apresentam expectativa de cura se aplicados os tratamentos mais atuais.
Como fazer o planejamento para a cirurgia?
Os exames de radiologia são importantíssimos. Atualmente, conseguimos através dos exames de ressonância magnética (RM) definir o melhor local para abordagem dos tumores cerebrais com maior segurança e agressão ao tecido cerebral normal.
Como a cirurgia pode ser realizada?
Em alguns pacientes, pode ser necessário realizar a cirurgia com o paciente acordado. Essa técnica permite investigar áreas relacionadas à região da fala e diminui o risco de lesão dessa região. Não é indicado para todos os pacientes. Além disso, a técnica cirúrgica evoluiu muito com microscópios cirúrgicos mais potentes e modernos, utilização da neuroendoscopia, neuronavegação (que permite localizar exatamente a lesão através da fusão de imagens com a RM).
Com certeza, a neuroncologia foi uma área que se beneficiou muito dos avanços técnicos mais recentes.
Como deve ser após o tratamento do tumor cerebral?
O paciente deve ser acompanhado pela equipe que o tratou. Além disso, alguns pacientes podem necessitar acompanhamento com oncologista e tratamento complementar com quimioterapia e radioterapia. Atualmente, o prognóstico evoluiu muito com o tratamento evoluiu muito com uma boa qualidade de vida.