Tumor Cerebral
O que é o Tumor Cerebral?
O tumor cerebral se inicia quando células normais perdem os mecanismos de controle de multiplicação celular, tornando-se células anormais. Existem vários tipos de tumor cerebral, alguns com crescimento mais lento, outros com crescimento muito rápido.
Quais são os sintomas?
A convulsão é frequentemente um dos primeiros sintomas dos pacientes com tumor cerebral. As convulsões são causadas por descargas elétricas anormais no cérebro. A crise convulsiva pode causar:
- Perda súbita da fala;
- Perda de consciência;
- Fraqueza em braço ou perna;
- Movimentos anormais de braços ou pernas;
- Perda de controle muscular do corpo.
Outros sintomas em pacientes com tumor cerebral podem ser:
- Cefaleia, frequentemente com náuseas e vômitos;
- Cefaleia, frequentemente com náuseas e vômitos;
- Alteração do estado de consciência;
- Fraqueza de braços ou pernas;
- Alteração de personalidade.
Estes sintomas também podem ser causados por outros problemas que não o tumor cerebral. No entanto, você deve procurar o seu médico se apresentar qualquer um desses sintomas.
Quais exames para diagnóstico do Tumor Cerebral?
Os principais exames para diagnóstico do Tumor Cerebral são a tomografia e a ressonância magnética. Esses exames criam imagens do seu cérebro e mostram as dimensões e localização do tumor. Após tais exames, pode ser necessário uma biópsia para conclusão do diagnóstico. Durante a biópsia, é retirada uma parte da lesão e enviada para análise em laboratório com microscópio.
O tratamento dependerá do tipo de tumor após a biópsia. Além disso, o tratamento vai depender também dos sintomas, idade e outros problemas de saúde.
Quais os tratamentos para o Tumor Cerebral?
- Cirurgia - durante a cirurgia, é importante retirar o máximo possível do tumor. Frequentemente, o tumor cerebral não pode ser curado apenas com a cirurgia, mas essa pode diminuir os sintomas do paciente, além de permitir o diagnóstico através da biópsia do tumor. Entretanto, a cirurgia também pode piorar os sintomas ou trazer outros problemas. Isso porque partes do cérebro adjacentes ao tumor podem sofrer durante a cirurgia. A localização do tumor vai determinar o quanto de tumor pode ser ressecado.
- Radiação - A radiação mata as células cancerígenas. Esse tratamento é iniciado em complementação com a cirurgia ou quando a cirurgia não é possível.
- Quimioterapia - Quimioterápicos são as medicações que trabalham para matar as células cancerígenas ou para controlar o seu crescimento. Esse tratamento é iniciado durante ou após a radioterapia.
Além desses tratamentos, pode ser necessário o uso de medicações para controle de outros sintomas, como por exemplo convulsões.
O que acontece após o tratamento?
Após o tratamento, o paciente deverá ser acompanhado para verificar se o tumor está crescendo novamente. Vários exames de imagem são realizados nesta fase.
O paciente deve estar atento para os sintomas relacionados anteriormente, pois se algum desses sintomas aparecer pode significar a volta do tumor.
O que acontece se o Tumor retornar?
Se o tumor retornar ou se espalhar, pode ser necessário nova cirurgia, radioterapia ou quimioterapia.
O que mais eu devo fazer?
É muito importante seguir todas as recomendações do seu médico. Também é muito importante relatar ao seu médico qualquer alteração que você perceba durante o tratamento. O tratamento do tumor cerebral envolve muitas escolhas, como qual o tratamento fazer e quando iniciar.
Sempre relate ao seu médico como você está se sentindo com o tratamento. A qualquer momento do tratamento, pergunte ao seu médico sobre:
- Quais os benefícios do tratamento? Vai aumentar a sobrevida livre de doença? Vai melhorar os meus sintomas?
- Quais os efeitos adversos desse tratamento?
- Existem outras opções além desse tratamento?
- O que acontece se não fizer esse tratamento?